Com 140 unidades instaladas, a nova imagem dos caixotes de lixo inteligentes de Cascais convida os cidadãos a participarem na limpeza urbana
Os caixotes de lixo inteligentes de Cascais têm uma nova imagem e podem agora ser encontrados em mais locais do concelho. Sob o mote “Deixa o lixo comigo, crie bom ambiente”, a câmara municipal, através da Cascais Ambiente, acaba de relançar estes equipamentos, com uma nova imagem, em 140 localizações, alargando, assim, a sua cobertura do território e convidando os munícipes a fazerem parte da solução de limpeza urbana.
Numa iniciativa que arrancou em 2018, com uma dezena de caixotes de lixo inteligentes instalada nas áreas mais turísticas do concelho, a autarquia aumentou para 46 o número de equipamentos disponíveis logo em 2021 e volta, agora, a reforçar a cobertura territorial destes equipamentos. Ao todo, Cascais dispõe de 140 caixotes de lixo inteligentes, apresentando-se como o concelho português com mais equipamentos do género instalados.
Com a experiência dos primeiros anos de utilização, a Cascais Ambiente pôde comprovar a “extrema utilidade para as operações de limpeza urbana” destes equipamentos e o seu contributo para melhorar a gestão do espaço público. Entre as vantagens, está o facto de a capacidade de compactação e de armazenamento destes equipamentos permitir reduzir em cerca de oito vezes as necessidades de recolha, explica a empresa municipal que gere a limpeza urbana no território e que é também um dos associados fundadores da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis.
Além disso, os níveis de enchimento de cada um dos caixotes de lixo inteligentes, que funcionam a energia solar, são comunicados à central de dados da Cascais Ambiente, o que permite que as operações de esvaziamento só ocorram quando a capacidade máxima está prestes a ser atingida, otimizando a produtividade e a pegada ecológica da operação de limpeza.
A par da maior cobertura territorial, os caixotes do lixo inteligentes de Cascais têm também uma nova imagem com vista a tornar o seu modo de utilização mais evidente para o cidadão e a convidá-lo a dar a sua opinião sobre a limpeza urbana do local. Recorrendo à mensagem “Deixa o lixo comigo, crie bom ambiente”, o caixote do lixo inteligente lembra que resíduos pequenos, como embalagens de alimentos, beatas, filtros de tabaco, guardanapos usados, entre outros, devem ser descartados nestes equipamentos.
Em cada um dos 140 caixotes de lixo inteligentes é também possível encontrar um QR Code, através do qual os munícipes podem responder a um pequeno inquérito de satisfação. Desta forma, a Cascais Ambiente poderá analisar o impacto destes equipamentos no que se refere à perceção dos munícipes sobre a limpeza urbana.
“O objetivo é, acima de tudo, promover a eficiência, o conforto de utilização e a otimizar a nossa capacidade de resposta em alturas de grande afluência, como os eventos ou os dias festivos”, explica o presidente do conselho de Administração da Cascais Ambiente, Luís Almeida Capão.