Kimu: “A estratégia para Portugal é oferecer produtos inovadores e técnicos que realmente resolvam problemas”
Com mais de 30 anos de experiência no mercado espanhol, a Soluciones Ecológicas Kimu 2000 S.L. está agora empenhada em solidificar a sua presença em Portugal, onde entrou em finais de 2018 pela mão da empresária Raquel Seixas.
“Começar do zero num novo país é um grande desafio”, revela Elisabeth Fernández, CEO da Kimu, admitindo que “não sabia qual seria a resposta do mercado português” à chegada da empresa ao país. “A verdade é que ficámos agradavelmente surpreendidos com o grande acolhimento que nos está a ser dado e não poderíamos estar mais gratos por isso.”
Neste “território desconhecido”, o desafio para a Kimu, segundo a CEO, passa por “dar-se a conhecer” e fazer com que as pessoas “experimentem os seus produtos”. No entanto, neste desafio, Elisabeth Fernández vê também uma oportunidade: “Temos a possibilidade de cobrir todo um país e [de chegar ao] mercado que este oferece.” No portefólio da Kimu, representada em Portugal pela DeterWater, o destaque vai para “uma gama de produtos e de equipamentos para o tratamento de odores em todas as áreas”.
A estratégia para o mercado nacional passa por “oferecer produtos inovadores e técnicos que realmente resolvam problemas”.
“Esta parceria com a Kimu veio potenciar a empresa a nível nacional. Tem uma vasta gama de produtos, com qualidade técnica; somos especialistas em neutralização de odores, quer na limpeza urbana, [quer através de soluções para] Etar´s, Biorresíduos, que me dão segurança para a sua comercialização”, admite, por sua vez, Raquel Seixas. “O facto de serem também produtos ecológicos é uma mais-valia. Em Portugal, ainda se olha para esta área [como] sendo mais um produto, mais uma empresa, e eu quero marcar a diferença no mercado, e acredito nas ‘ferramentas’ que tenho [à disposição]; procuro satisfazer as necessidades do cliente, avaliando cada caso e com atenção personalizada”, acrescenta a responsável.
Além da sua representante, a Kimu conta ainda com outro aliado no mercado português: a Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), da qual se tornou associada aderente em 2022. “A nossa perceção [de fazer parte da ALU] é totalmente positiva. Somos novos [nesse mercado] e não conseguiríamos chegar a muitas das empresas às quais estamos a chegar se não fosse a associação”, relata Elisabeth Fernández. Numa entrevista recente à revista Pontos de Vista, também Raquel Seixas tinha já descrito como “positiva” a experiência de pertencer à única associação que representa o setor da limpeza urbana em Portugal.
A ALU falou com Elisabeth Fernández à margem de uma visita do diretor comercial da Kimu, Javier Prieto Varela, a Portugal. Durante essa visita, o presidente da Direção da ALU, Luís Almeida Capão, teve a oportunidade de reunir com Javier Prieto Varela e com Raquel Seixas.