Mafra aposta no plogging para potenciar literacia ambiental dos alunos do concelho
No próximo dia 19 de abril, a Câmara Municipal de Mafra vai organizar um workshop sobre plogging - uma atividade que combina o exercício físico (jogging) e a recolha de resíduos do espaço público. A iniciativa decorre no âmbito do Dia Mundial da Terra, que se celebra a 22 de abril, e destina-se a professores e educadores do concelho, com o objetivo de potenciar a literacia ambiental dos estudantes mafrenses.
Juntando uma caminhada à recolha de resíduos, o workshop “Just Plogging”, organizado pelo Município de Mafra, quer dotar os participantes de ferramentas para que estes possam organizar ações de sensibilização e educação ambiental ativas, como o plogging, entre os alunos dos vários estabelecimentos de ensino do concelho. Além da introdução ao conceito de plogging, a iniciativa, a cargo das formadoras Inês Leitão e Sara Canas, vai abordar a problemática dos resíduos e a responsabilidade de cada indivíduo na sua gestão, potenciando, assim, a literacia ambiental das camadas mais jovens.
Plogging deriva de “plogga”, um acrónimo das palavras suecas plocka och jogga (“recolha” e “jogging”). A atividade nasceu em 2016, na Suécia, tendo Estocolmo sido a primeira cidade a organizar um evento desta prática. Desde então, tornou-se num movimento global que assenta numa proposta simples: na próxima vez que fizer uma caminhada ou uma corrida no exterior, leve consigo umas luvas e um pequeno saco de lixo e apanhe os resíduos que for encontrando pelo percurso.
A atividade não se cinge a caminhadas ou a corridas, podendo também ser feita durante um passeio de bicicleta, canoa, skate ou em qualquer outra atividade física que implique movimentação no espaço público. O movimento junta hoje milhões de pessoas de todo o mundo, incluindo Portugal, e é mote para eventos comunitários e empresariais, competições, havendo inclusivamente produtos específicos para ajudar os praticantes de plogging.
Em Mafra, o workshop “Just Plogging” resulta de uma parceria do município com a Fundação Oceano Azul, o Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena – Malveira e o Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrições aqui.
O Município de Mafra é um dos associados fundadores da Associação Limpeza Urbana - Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis.