Resíduos separados nas festas populares do Porto transformam-se em donativo solidário
Das oito toneladas de resíduos separados e recolhidos, em 2022, durante as festas populares do Porto resultou, no início deste ano, um donativo que permitiu à associação CAIS obter equipamentos e bens para a sua atividade. A ação está integrada na campanha solidária “Os seus resíduos podem ser a peça que falta”, lançada pela LIPOR e pelos municípios que a compõem.
Separar corretamente o lixo durante as festas populares da cidade é a “peça que falta”, diz a Porto Ambiente. O município aderiu à campanha solidária “Os seus resíduos podem ser a peça que falta” e transformou os resíduos recicláveis recolhidos durante as festas de São João e da Nossa Senhora da Saúde em 2022 num donativo à CAIS.
Ao todo, foram oito toneladas de resíduos recicláveis que, convertidas em dinheiro, permitiram comprar e entregar, pelas mãos do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, materiais e equipamentos necessários à atividade da associação, incluindo um cortador de rolos, uma guilhotina, várias resmas de papel e selo branco de mesa.
No âmbito desta iniciativa, a LIPOR convida os municípios a escolherem as festas ou romarias que acontecem em cada território e que resultam numa grande produção de resíduos. Em cada evento, é disponibilizado, pela entidade responsável, um serviço de sensibilização e operacionalização que inclui a entrega de sacos para a correta deposição de resíduos aos vários comerciantes. Durante os dias de festas, é feito o apelo aos cidadãos para depositarem os resíduos no ecoponto correto.
A visita do autarca à CAIS foi também uma oportunidade para conhecer o trabalho da CAIS em matéria de transformação de resíduos, em particular através da CAIS Recicla, uma oficina criativa que visa a capacitação de pessoas em situação de pobreza e exclusão social. “Através da reutilização de desperdícios cedidos por empresas parceiras, são produzidas, pelas mãos dos utentes, peças de ‘eco design’ para comercialização, ‘aumentando as oportunidades para o exercício de uma cidadania ativa e para melhor preparar [estas pessoas] para o mercado de trabalho’”, explica a Porto Ambiente no seu sítio online.
A Porto Ambiente é associado efetivo da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis.
Fotografia: ©Porto Ambiente