Associação Limpeza Urbana

View Original

Contagem decrescente para concorrer aos PRÉMIOS CIDADE+

See this content in the original post

A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) lança, este ano, a primeira edição dos PRÉMIOS CIDADE+, cujo objetivo é distinguir os melhores trabalhos na área da limpeza urbana desenvolvidos em território nacional nos últimos três anos.

A concurso estão quatro categorias – Inovação & Conhecimento; Participação Pública & Cidadania; Estratégia Municipal para a Sustentabilidade; Equipas Felizes –, havendo ainda lugar a três prémios especiais – Personalidade do Ano, Equipamento/Tecnologia do Ano e Campanha do Ano.

Se não concorreu, ainda está a tempo de submeter a sua candidatura: o prazo termina a 31 de julho! 

 

TUDO O QUE PRECISA DE SABER PARA SE CANDIDATAR AOS PRÉMIOS CIDADE+

See this content in the original post

Que iniciativas são elegíveis?

São elegíveis projetos, ações ou medidas que contribuam para melhorar os serviços de limpeza urbana e de recolha de resíduos, acelerando a implementação da inovação, quer ao nível dos sistemas tecnológicos, quer ao nível da abordagem social (corresponsabilização dos cidadãos), e que tenham impacto significativo na melhoria da qualidade de vida e na sustentabilidade dos territórios em que se inserem.

Estas iniciativas devem encaixar-se numa das quatro categorias a concurso (Inovação & Conhecimento; Participação Pública & Cidadania; Estratégia Municipal para a Sustentabilidade; Equipas Felizes) e devem ter sido desenvolvidas entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de julho de 2023. Devem ainda poder ser facilmente replicados por outras entidades.

See this content in the original post

O que muda nos Prémios Especiais?

No caso dos Prémios Especiais, as candidaturas decorrem nas categorias Personalidade do Ano (1), Equipamento/Tecnologia do Ano (2) e Campanha do Ano (3).

Podem candidatar-se, respetivamente, personalidades (1), soluções tecnológicas e serviços inovadores (2), campanhas de comunicação e/ou de sensibilização, reportagens ou artigos jornalísticos nas áreas do ambiente e com relevância para a limpeza urbana (3) que se tenham destacado pelo contributo único na dinamização do setor, das empresas e das entidades com competências nesta área entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de julho de 2023. Neste caso, as candidaturas podem ser apresentadas pelos próprios ou propostas por entidades terceiras.

See this content in the original post

Quem se pode candidatar? O concurso é só para os associados da ALU?

As candidaturas podem ser feitas pelas seguintes entidades nacionais:

  • Municípios, juntas de freguesia, empresas municipais e serviços municipalizados;

  • Empresas prestadoras de serviços, consultoras e fabricantes ou distribuidores de equipamentos;

  • Entidades da sociedade civil (pessoas em nome individual ou coletivo, associações e ONG);

  • Universidades e outras entidades que promovam investigação e desenvolvimento.

O concurso é aberto a todas as entidades nacionais acima referidas, independentemente de serem ou não associadas da ALU. No entanto, os associados da ALU beneficiam da isenção do pagamento das despesas relativas à avaliação das candidaturas (250 Euros + IVA por candidatura). As organizações sem fins lucrativos estão também isentas do pagamento deste montante.

See this content in the original post

Uma iniciativa pode candidatar-se a mais do que uma categoria?

Não. Cada iniciativa deve ser proposta apenas a uma categoria, sendo esta aquela que mais se adequa à tipologia de projeto, ação ou medida. Na fase de validação de candidaturas, a ALU pode sugerir a alteração de categoria.

See this content in the original post

Quais são os prazos para as candidaturas? Vai haver alargamento de prazo?

O prazo para a submissão de candidaturas termina às 23h59 de 31 de julho de 2023. Ainda não sabemos se vai haver alargamento de prazos. Até aqui, a adesão aos PRÉMIOS CIDADE+ tem sido bastante elevada, o que demonstra um interesse muito grande dos agentes em fazer parte desta iniciativa da ALU, mas sabemos que este é também um período de férias. Qualquer alteração nesta matéria será devidamente comunicada pela ALU.

See this content in the original post

Como posso apresentar a candidatura?

Para candidatar a sua iniciativa, deve preencher o formulário disponível no sítio online da ALU aqui. Pode submetê-lo diretamente na plataforma ou descarregar o formulário e enviá-lo preenchido para geral@associacaolimpezaurbana.org respeitando os prazos previstos. Os candidatos podem juntar os elementos gráficos que achem relevantes (vídeos, sites, links, publicações) e que demonstrem o descritivo do projeto, ação ou medida.

A equipa da ALU vai verificar e validar as candidaturas submetidas no prazo de 15 dias após a receção das mesmas. Em caso de erro, informação em falta ou inadequação do projeto à categoria, a ALU entrará em contacto com o proponente para regularização da candidatura. 

See this content in the original post

O que ganham os vencedores?

Aos vencedores é atribuído um troféu de distinção e a possibilidade de divulgação da entidade e/ou do projeto vencedor através dos meios à disposição da ALU. Os primeiros classificados das quatro categorias a concurso recebem uma dotação de 5 mil euros.

See this content in the original post

Como são escolhidos os vencedores? Quando são anunciados?

Depois de validadas, as candidaturas são remetidas para um júri independente para avaliação mediante quatro critérios: caráter de inovação; sustentabilidade; impacto na comunidade; impacto na organização e resultados (se aplicável); potencial de replicabilidade. Cada um destes critérios vale até quatro pontos, sendo o vencedor o candidato que obtiver a pontuação mais alta. Além do primeiro lugar, são ainda identificados o segundo e o terceiro classificados, podendo o júri atribuir uma menção honrosa por cada categoria, se assim considerar.

No caso dos Prémios Especiais, as propostas são remetidas para os associados da ALU, numa primeira fase, para votação. Os três mais votados, em cada categoria, constituem a shortlist que será, numa segunda fase, sujeita à apreciação e votação final por parte do júri.

Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia a ter lugar durante o 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que decorre nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, no Autódromo do Estoril, em Cascais.

 Queremos conhecer as vossas iniciativas!

Ainda tem dúvidas? Não tem problema: pode ler o Regulamento do concurso ou entrar em contacto connosco aqui.