Durante a JMJ, recolha de plástico aumentou na Grande Lisboa
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, na primeira semana de Agosto, a recolha de plástico aumentou 16 % face ao mesmo período do ano passado nos cinco municípios da Grande Lisboa servidos pela Valorsul. Só em Lisboa e Loures, esse aumento foi de 22 %.
Segundo Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos na zona de Lisboa e Região Oeste, entre os dias 1 e 8 de agosto, registou-se um “aumento significativo” de 16 %” na receção de embalagens de plástico e metal nos municípios de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Vila Franca de Xira.
Face ao mesmo período do ano passado, nestes oito dias, foram recebidas mais 81 toneladas destes materiais. Por sua vez, os valores dos resíduos urbanos indiferenciados mantiveram-se “praticamente inalterados”.
Considerando apenas Lisboa e Loures, que receberam os eventos da JMJ com maior afluência, a receção de material reciclável do ecoponto amarelo foi 22 % superior à do mesmo período do ano anterior, indica a Valorsul.
Os números referem-se aos dias em que a JMJ teve lugar, de 1 a 6 de agosto, e aos dois dias seguintes, em que decorreram as ações de limpeza no Campo da Graça/Parque Tejo.
Segundo a empresa de tratamento e valorização de resíduos, estes resultados foram “apenas possíveis graças ao trabalho prévio de cooperação entre as várias entidades, nomeadamente com os municípios de Lisboa e de Loures e com o Comité Organizador da JMJ, na gestão e contenção da produção de resíduos, assim como na sensibilização para a correta separação dos resíduos e reforço de contentorização em todos os recintos onde estiveram a decorrer eventos, evidenciando assim o empenho e o compromisso de tornar esta jornada a mais sustentável de sempre”.
Recorde-se de que, no rescaldo da JMJ, após o evento de encerramento que decorreu no Campo da Graça/Parque Tejo, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou a recolha, por parte dos serviços de higiene urbana, de 117 toneladas de resíduos, dos quais 72 % foram separados para reciclagem (52 % embalagens; 11 % papel; 9 % biorresíduos). Por seu turno, o Município de Loures deu nota da recolha de 120 toneladas de resíduos indiferenciados e de cinco toneladas de embalagens na parte do recinto que estava à sua responsabilidade.
A Valorsul foi um dos parceiros da JMJ Lisboa 2023 para a área da Sustentabilidade, assim como a Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis. Além dos cinco municípios mencionados da Grande Lisboa, a empresa é também responsável pelo tratamento e valorização de mais 14 concelhos do Oeste: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Fotografia: ©Valorsul