5.º ENCONTRO NACIONAL DE LIMPEZA URBANA

12, 13 e 14 de dezembro de 2023

Autódromo do Estoril, Cascais

De 12 a 14 de dezembro, Cascais voltou a ser palco do Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU). Nesta que foi a sua quinta edição, o ENLU teve como mote “A Limpeza Urbana ao serviço das pessoas e dos territórios”, juntando, no Autódromo do Estoril, mais de mil participantes para três dias de conferência.

Em 2023, o ENLU contou ainda com uma vertente expositiva, através do Urban Cleaning Expo & Showroom, onde 30 empresas do setor mostraram os seus produtos e serviços mais inovadores.

No 5.º ENLU, foram analisados temas como: pressão turística, grandes eventos e multiculturalismo; vandalismo, segurança e falta de civismo; cenários de conflito; estratégias municipais para diminuir o desperdício; soluções inovadoras e tendências tecnológicas; descarbonização e impacto neutro no clima; valorização dos serviços e dos profissionais da limpeza urbana.

Durante o evento, foram ainda conhecidos os vencedores da primeira edição dos Prémios Cidade+, um reconhecimento que distingue os melhores projetos nacionais nas áreas da limpeza urbana, que vão desde as tecnologias mais inovadoras às políticas de recursos humanos mais completas, concretizados entre 2021 e setembro de 2023.

O município de Cascais é o anfitrião do evento. A participação foi gratuita, mas sujeita a inscrição.

Sobre o ENLU

Organizado pela Associação Limpeza Urbana - Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), o ENLU é o único evento dedicado ao tema realizado em Portugal e que, desde a sua primeira edição em 2017, reúne autarquias de norte a sul do país e regiões autónomas, empresas municipais, serviços municipalizados, empresas fornecedoras de equipamentos e serviços, entidades do Estado, instituições de ensino e investigação, empresas privadas de gestão de resíduos, associações setoriais e todos aqueles que fazem parte do setor.

O ENLU é o espaço privilegiado para os vários stakeholders partilharem projetos e experiências, com a perspetiva de as cidades e as entidades responsáveis por estes serviços adquirirem mais informação e conhecimento. Além de exemplos de inovação nacional e internacional nos domínios da Limpeza Urbana e das smart cities, o programa do ENLU reflete os principais desafios no desenvolvimento de territórios mais atrativos, sustentáveis e competitivos.

O ENLU constitui-se também como a montra de produtos e serviços da Limpeza Urbana onde os fornecedores apresentam as suas soluções, demonstram os seus equipamentos e reúnem com os seus clientes e potenciais clientes.

Não perca A oportunidade DE FAZER PARTE DO 5.º ENLU

Quer também fazer a diferença no único evento dedicado à limpeza urbana, resíduos e gestão das cidades realizado em Portugal?

Ambiciona destacar a sua empresa ou organização junto dos decisores e protagonistas do mercado?

Contacte-nos aqui sobre as modalidades e contrapartidas de parceria!

Conheça os temas em debate na maior edição de sempre do ENLU.

PRÉMIOS CIDADE+

ANFITRIÃO