Málaga escolhe Formato Verde para contentorização da cidade

O município de Málaga selecionou os modelos BIG.BIN e SMALL.BIN da Formato Verde para a nova contentorização de toda a cidade. A ação arrancou no final de 2022, substituindo equipamentos antigos por outros de nova geração, mais ecológicos e estéticos.

Além de substituir unidades em fim de vida, a empresa municipal de limpeza de Málaga, Limasam, quis melhorar as características destes equipamentos, prestando um melhor serviço aos cidadãos. Mais robustos e com tampas reforçadas, os novos contentores de carga lateral, fabricados em polietileno e 100% recicláveis, vão melhorar a estética das ruas e praças da cidade. Ao todo, são 5473 unidades, das quais 1525 para indiferenciado, 1423 para embalagens, 1509 para papel e cartão e 1016 para orgânicos.

Com uma altura abaixo da linha média dos olhos, os modelos da Formato Verde minimizam as barreiras visuais no espaço público e, ao permitirem uma maior visibilidade dos peões em relação aos automóveis, reduzem o risco de atropelamentos.

Ao substituir o pedal por bocas sem contacto – um mecanismo mais fiável, com menos tendência a atos de vandalismo e com menos necessidade de manutenção –, espera-se reduzir o abandono de sacos de lixo junto ao contentor. Este sistema é mais fácil de usar por pessoas mais idosas, sendo que as novas unidades cumprem requisitos de acessibilidade, seguindo a norma UNE 17001 em todos os contentores, incluindo a identificação do fluxo em braille.

Ao permitirem mais rapidez na recolha, é ainda possível reduzir em média cerca de três horas/dia o tempo de permanência do camião na via pública, o que significa menos transtorno para os residentes, um impacto menor no trânsito e no ruído, e ainda menos consumo de combustível e de emissões de CO₂.