Nesta Páscoa, H Sarah Trading desafia escolas a recuperar tradições com um eco-tapete

No âmbito do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, a H Sarah Trading vai ajudar a “recuperar tradições” de Páscoa com um eco-tapete. A proposta passa por utilizar pedaços de tecido de peças de roupa em fim de vida e criar um tradicional tapete de flores.

Aludindo à tradição de assinalar o feriado religioso do Corpo de Deus, que este ano calha a 30 de maio, com a elaboração de um tapete de flores que se mantém em muitas zonas do país, o projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas” lançou um desafio à comunidade escolar: criar um eco-tapete que, em vez de pétalas de flores e verduras naturais, deverá usar pedaços de tecido em fim de vida para criar os típicos desenhos alusivos à data.

A iniciativa surge integrada no programa Eco-Escolas da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, entidade que, juntamente com a H Sarah Trading, desenvolve o projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”. O tamanho do tapete é livre e pode incluir outros materiais, desde que “de forma responsável”, alertam as entidades organizadoras.

Feito o eco-tapete, para participar nesta ação, as escolas devem enviar, até às 18 horas de 22 de março, fotografias que permitam visualizar a totalidade da peça criada e os detalhes relevantes, assim como uma breve descrição (até 200 palavras) para o email projeto@sarah-trading.com. As peças serão, depois, alvo de votação nas redes sociais Facebook e Instagram entre os dias 26 de março e 9 de abril, vencendo aquela que tiver mais “gostos”.

Na sua 11.ª edição, o projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas” tem como missão “desenvolver, junto das Eco-Escolas do país, a temática da reutilização/reciclagem têxtil, (in)formando as crianças e jovens e, através deles, a população em geral acerca da importância do adequado encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos”.

A H Sarah Trading, empresa 100 % portuguesa portadora de Título Único Ambiental para Operação de Gestão de Resíduos Têxteis, faz parte dos associados aderentes da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis.

Fotografia: © H Sarah Trading