Luságua - Resíduos Smart+ recolhe biorresíduos nos restaurantes de Albufeira

A partir deste mês, os restaurantes do concelho de Albufeira têm à sua disposição um contentor de 240 litros para a separação de biorresíduos. A medida faz parte de uma iniciativa para a valorização deste tipo de resíduos desenvolvida pela Luságua – Resíduos Smart+ em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira, e que deverá, brevemente, ser estendida a toda a população do concelho algarvio.

Valorizar os resíduos orgânicos, enquanto contribui para o cumprimento das metas europeias de desvio de resíduos para aterro, é o objetivo deste projeto que junta a empresa do grupo Aquapor Luságua – Resíduos Smart+ e o município de Albufeira na recolha de resíduos orgânicos junto dos estabelecimentos de restauração locais.

Separados nos contentores, os biorresíduos gerados pela atividade dos restaurantes passam a ser recolhidos diariamente pela Luságua – Resíduos Smart+, sendo, posteriormente, transformados em composto 100 % natural que poderá ser usado na fertilização de solos, nomeadamente na agricultura ou em campos de golfe, refere a empresa.

“Este projeto reforça o nosso compromisso em assegurar uma gestão mais eficiente de resíduos em prol de toda a comunidade albufeirense. Atualmente, cerca de 45 % dos resíduos depositados indiferenciadamente são resíduos orgânicos, resultado apurado após a última caracterização de resíduos realizada em dezembro de 2023. Cumprindo com o princípio da hierarquia dos resíduos, os biorresíduos podem ser valorizados, contribuindo para a circularidade e sustentabilidade do Município de Albufeira”, afirma Ana Custódio, gestora de Projetos de Resíduos da Luságua, empresa do grupo Aquapor, responsável pela gestão dos serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos no concelho de Albufeira.

A Luságua – Resíduos Smart+ é associado aderente da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis.