Composição do Júri
Luís Almeida Capão, aos 43 anos, exerce funções como Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente – EMAC S.A., do qual faz parte desde 2013. Tem responsabilidades na definição estratégica da empresa em toda a sua linha de atividade, desde as operações de limpeza urbana e recolha de resíduos à adaptação às alterações climáticas, passando ainda pela manutenção de espaços verdes urbanos, agricultura urbana e gestão da estrutura ecológica e promoção da biodiversidade de Cascais.
A este cargo junta desde dezembro de 2019 o de Presidente da Direção da ALU – Associação de Limpeza Urbana, Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis. Foi investigador no Instituto Geográfico Português na área da deteção remota, participou na génese da pioneira Agência Cascais Natura e foi chefe de gabinete do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Licenciado em Engenharia Florestal no ISA-UTL, é mestre em Sistemas de Informação no IMS-UNL e concluiu o Executive MBA na AESE/IESE - Universidade de Navarra. No seu percurso académico conta com participações na Universidade de São Paulo, no Indian Institute of Management e no IESE (Nova Iorque). É ainda autor de vários artigos científicos publicados na área da Detecção Remota e Ambiente.
Ana Cristina Tapadinhas é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Exerceu advocacia entre 1994 e 2003. Em 2003, assumiu as funções de Coordenadora do Departamento de Estudos e Apoio ao Consumidor da DECO. Atualmente é Diretora-Geral da DECO e representante dos consumidores no Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável – CNADS, bem como em outros diversos organismos nacionais e internacionais.
Paulo Ferrão é professor Catedrático do Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa, tendo-lhe sido atribuido o título de Professor Distinto do IST em 2021. É Presidente do IN +, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento. É membro da direção da associacão europeia EUREKA e foi presidente da associação COST – “European Cooperation in Science and Technology” entre 2019 e 2021. Foi Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2016 e 2019 e Diretor do Programa MIT-Portugal entre 1996 e 2016. É membro do Environmental Adisory Committee da Rolls-Royce.
Tem desenvolvido atividade na área das “Cidades Sustentáveis”, tendo sido coautor de um livro publicado pela MIT-Press entitulado “Sustainable Urban Metabolism”. É membro do Conselho da Missão da Comissão Europeia sobre "Cidades Inteligentes e Neutras para o Clima" e colaborou com a “U.S. National Academies” dos Estados Unidos, como membro da “Sustainability Roundtable”, do comité em "Sustainability Linkages in the Federal Government” e do comité “Pathways to Urban Sustainability: Challenges and Opportunities for the United States”. Liderou a componente de desenvolvimento urbano em dois projetos do “ADB- Asian Development Bank”, que deram origem à publicação “Urban metabolism of six Asian Cities”.
A sua carreira científica incluiu áreas como o “Diagnóstico a laser para combustão turbulenta”, “Sistemas Energéticos” ou “Ecologia Industrial”. Tem desenvolvido diversos contributos na área da Gestão de Resíduos, tendo sido coordenador da Estratégia Nacional de Gestão de Resíduos e do Plano Estratégico Municipal de Gestão de Resíduos de Portugal (PERSU 2020).
É autor e co-autor de nove livros e de mais de cem artigos publicados em revistas científicas, vários capítulos de livros e mais de uma centena de artigos apresentados em conferências e palestras convidadas em diferentes domínios.
Maria da Graça Madeira Martinho é doutorada em Engenharia do Ambiente, mestre em Engenharia Sanitária e licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). É Professora Associada com Agregação da FCT NOVA onde leciona várias disciplinas da área da gestão de resíduos, de cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação. É membro da direção do centro de investigação MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e coordena o Polo MARE NOVA. Desde o início dos anos 90 que tem acompanhado de forma ativa a política nacional e europeia em matéria de gestão de resíduos. A nível nacional, tem integrado vários orgãos consultivos das entidades da tutela e da regulação do setor dos resíduos, bem como conselhos de ambiente ou grupos técnicos de normalização e monitorização de instalações de tratamento de resíduos. As suas áreas de especialização incluem instrumentos e políticas de gestão de resíduos, fluxos especiais de resíduos, recolha e reciclagem de resíduos, economia circular, limpeza urbana e psicologia social aplicada aos resíduos.
Álvaro Beleza de Vasconcelos nasceu a 26 de setembro de 1958, em Lisboa. Atualmente, é Director do Serviço de Sangue do CHLN/Hospital de S Maria, Professor na Clínica de Medicina Transfusional Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa/Hospital de Sta. Maria. É Presidente do Conselho Coordenador da SEDES-Associação Para o Desenvolvimento Económico e Social, desde 2018.
Luís Newton nasceu em Lisboa, em 1977. Cresceu na Lapa e acompanhou de perto todas as mudanças que a cidade de Lisboa experienciou.
Autarca desde 2001, desempenhou várias funções, desse âmbito, tanto na antiga Junta de Freguesia da Lapa como na Câmara Municipal de Lisboa e na Assembleia Municipal de Lisboa.
Foi também assessor do Secretário de Estado da Cultura entre julho de 2011 e novembro de 2012, tendo sido, posteriormente, nomeado Assessor do Grupo Parlamentar do PSD até outubro de 2013.
Em 2013 foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Estrela. Tem procurado aproveitar a oportunidade da Reforma Administrativa da Cidade de Lisboa para modernizar sistemas de serviço à Comunidade, desde a integração de modelos tipo “CRM” para contacto com a população até soluções “smart city” para gestão territorial e otimização de meios e recursos.
Em 2015 foi distinguido CIO (Chief Information Officer) of the year em Portugal na categoria de Government (Sector Público). Reconhecimento atribuído pela CIONET, prestigiada Comunidade Europeia de decisores de tecnologias, que todos os anos premeia os CIOs europeus que mais se destacam. Foi também distinguido com o prémio IDC CIO Awards 2015 e em 2016 com uma Menção Honrosa no Portugal Digital Awards 2016.
Foi o primeiro orador português a ser convidado para o Global Peter Drucker Forum, o mais prestigiado fórum internacional de gestão, participando da 10ª edição em 2018.
É Presidente da Junta de Freguesia de Estrela desde 2017 e Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias.
João Wengorovius Meneses é hoje Secretário-Geral do BCSD Portugal. Licenciado em Gestão, já exerceu diversos cargos de gestão e liderança nos sectores público e privado, bem como no terceiro setor. Entre outras funções, foi presidente da ONGD TESE, coordenador do GABIP Mouraria na Câmara Municipal de Lisboa, diretor do Centro de Inovação da Mouraria, uma incubadora para indústrias criativas, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto no XXI Governo Constitucional de Portugal e, mais recentemente, general manager de um fundo de investimento para business angels e de uma aceleradora da Porto Business School (Universidade do Porto). Foi, também, professor convidado em duas universidades portuguesas durante cerca de dez anos e articulista num jornal económico. Frequentou diversas formações para executivos no domínio da sustentabilidade, em diversas universidades internacionais, tais como: Harvard, Kellogg, Stanford, INSEAD, Cambridge e IMD.
Nuno Lacasta trabalha em temas ambientais e de desenvolvimento sustentável há mais de 20 anos, na Europa e nos EUA e é Presidente da APA desde 2012.
Desenvolveu atividade académica em várias universidades e de consultoria para organizações internacionais como a OCDE, ONU e Comissão Europeia.
Desde 2002 desempenha funções de serviço público, tendo liderado a área internacional e a área de política climática e gestão de carbono do Ministério do Ambiente.
É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), tem um mestrado (LLM) pelo Washington College of Law da American University e o Advanced Management Program da Kellogg Business School/Católica Business School.
António Bento licenciou-se em Engenharia Mecânica no IST em 1973. Empreendedor nato e apaixonado por máquinas, esteve envolvido na gestão e criação de várias empresas portuguesas que colocaram em Portugal várias inovações tecnológicas. Desde 1988 que lidera a Solim, colocando à disposição das autarquias contentores, sistemas de gestão de resíduos, sistemas de sensorização, camiões de recolha bilateral e estações de transferência. A Solim é associada da ALU desde a sua fundação e preside ao Conselho Consultivo desta associação.