Madalena investe meio milhão de euros na modernização da recolha seletiva de resíduos

O Município da Madalena, nos Açores, vai reforçar a frota automóvel destinada à recolha de resíduos, com a aquisição de uma Viatura Satélite e uma Viatura de 19 toneladas, equipada com uma superestrutura com 16m3 de capacidade.

A par da renovação da frota automóvel, a autarquia pretende ainda adquirir 160 EcoPontos, aumentando, assim, exponencialmente o rácio destes contentores por habitante, de forma a promover a reciclagem e reduzir o volume de resíduos indiferenciados depositados em aterro e, consequentemente, os elevados custos com o seu tratamento.

Para além de melhorar a gestão dos resíduos urbanos mais comuns, a autarquia pretende ainda optimizar a recolha de outros, cujo consumo é menos frequente, mas igualmente poluente. Para atingir esta meta, a edilidade irá adquirir 15 oleões, dez contentores de recolha de REEE e 30 pilhões, solucionando o problema da incorrecta deposição destes resíduos.

Com o objetivo de colocar o Município na linha da frente das práticas ambientais na região, corrigindo as atuais lacunas, neste domínio, a autarquia desenhou, através do ‘Reciclar 9950’ uma estratégia multidimensional, sem esquecer a componente da educação e sensibilização da população para a valorização dos resíduos e separação do lixo, em prol do desenvolvimento sustentável e sustentado.


Associação de Limpeza Urbana lança campanha de sensibilização no Dia Mundial do Ambiente

#nochãoéquenão é o mote desta campanha de informação lançada pela associação Limpeza Urbana - Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, no Dia Mundial do Ambiente.

A campanha visa chamar a atenção das pessoas para a necessidade da Limpeza Urbana ser encarada como responsabilidade de todos, uma vez que começa e acaba no comportamento de cada um de nós.

Aproveitando a atual fase de “desconfinamento”, em que as máscaras descartáveis são cada vez mais usadas pelas pessoas e em muitos locais são um resíduo deixado no chão ou erradamente depositado no ecoponto, a ALU coloca o foco desta primeira mensagem precisamente nas máscaras descartáveis.

Se pretende receber um cartaz digital como este, adaptável ao seu município, basta enviar um email a solicitar para: geral@associacaolimpezaurbana.org

alu.jpg

Olimec reforça soluções de desinfeção e higienização

Neste período de pandemia, em que a atividade de recolha de resíduos foi considerada como “Serviço Mínimo Essencial” a Olimec adaptou os seus serviços às novas exigências e necessidades do mercado.

A empresa com sede na Maia, criou soluções que garantem quer a segurança e higienização dos espaços, quer a segurança dos trabalhadores. Destas soluções fazem parte os detergentes desinfetantes biodegradáveis para equipamentos urbanos; os pulverizadores a bateria de 16L ; o gel antisséptico para mãos; as máscaras reutilizáveis e os depósitos para desinfetantes.

Com o reforço da importância da higienização das mãos, a Olimec decidiu também alargar um serviço até agora feito a pedido dos seus clientes e que consistia na instalação de depósitos e saboneteiras de grande capacidade nos camiões. Agora a Olimec está a instalar esta solução noutras viaturas, de modo a tornar o trabalho mais seguro para todos.

A Câmara Municipal da Póvoa é uma das autarquias que conta já com este tipo de equipamentos nas suas viaturas.

Saiba mais sobre os produtos e sobre a Olimec AQUI.


Pórticos para desinfeção de viaturas da SOLIM

O associado SOLIM está a comercializar pórticos para desinfeção de viaturas que podem ser usados em várias tipologias de viaturas: viaturas de recolha de lixo; viaturas municipais; autocarros; ambulâncias; viaturas de bombeiros; entre outras.

Os pórticos consistem numa estrutura capaz de desinfetar, em poucos segundos, as viaturas que entram ou saem das zonas de parqueamento, sendo compostas por duas estruturas:
Pórtico de desinfeção, equipado com 12 bicos de pulverização, com amplo ângulo de abertura, modelo anti gotejamento;
Central de comando, contentor com as dimensões 3.000 x 2.500 x 2.450 mm, com sistema de iluminação interna e abertura para entrada de ar, onde estão alojadas as bombas e os restantes componentes para alimentação de água e desinfetante.

Mais informações através dos contactos +351 219 434 169 / +351 910 959 697 ou do email: comercial@solim.pt.