Setecentas e noventa empresas portuguesas receberam, no final de junho, o Estatuto INOVADORA’23 da COTEC Portugal, entre as quais três associados aderentes da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU). Enermeter, Sopinal e Sopsa Eco Innovation podem, este ano, envergar o título “INOVADORA’23” da associação empresarial para a inovação portuguesa.
Lançada em 2021, esta é a terceira edição do Estatuto INOVADORA COTEC, que visa premiar a inovação, a robustez financeira e a prestação económica do tecido empresarial nacional. Este ano, foram recebidas 1184 candidaturas à distinção, o que representa um recorde no número de candidaturas e um aumento de 21 % comparativamente aos estatutos atribuídos no ano anterior.
Entre os estatutos atribuídos, estão três associados aderentes da ALU – a Enermeter, que se estreia nesta lista, e a Sopinal e a Sopsa Eco Innovation, que, este ano, veem renovado, pela segunda vez, o seu Estatuto “INOVADORA”.
A Enermeter, sedeada em Braga, é uma empresa de base tecnológica que se dedica ao desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas de medição. Segundo dos dados da COTEC, nos últimos três anos, registou um crescimento anual de 44 % e tem hoje um volume de negócios na ordem dos 13 milhões de euros, contando com 19 trabalhadores.
A Sopinal é fabricante de equipamentos para limpeza urbana, mobiliário urbana e equipamento industrial, contando com 61 trabalhadores. Fundada em 1968, esta empresa de Vale de Cambra regista um volume de negócios de cerca de 5,5 milhões de euros, tendo um crescimento anual ligeiro nos últimos três anos, na ordem de 1 %.
Por fim, a Sopsa Eco Innovation, com sede em Santo Tirso, apresenta-se como “referência mundial no mercado dos contentores semienterrados e enterrados para recolha de resíduos”, destacando-se com a marca Lasso. Com um crescimento anual de 16 % (três anos), o volume de negócios da Sopsa Eco Innovation ascende a 6,9 milhões de euros, contando com 33 trabalhadores.
A iniciativa da COTEC resulta de uma parceria entre a associação e o setor financeiro. O Estatuto INOVADORA pretende reforçar a reputação e prestígio das empresas, permitindo aceder a condições de financiamento mais favoráveis junto do setor financeiro, explica a associação.