Associação Limpeza Urbana reúne com Secretária de Estado do Mar sobre o desafio das algas invasoras

A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) foi recebida, no passado dia 10 de janeiro, pela Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, para transmitir as preocupações dos seus associados com os impactos da presença de algas invasoras nas praias portuguesas e apresentar as suas propostas para responder a este desafio.

Em representação da ALU, estiveram o Presidente da Direção, Luís Almeida Capão, e o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, que partilharam com a governante alguns números que ilustram os elevados custos com operações de limpeza de praia que os municípios afetados estão a suportar sozinhos, bem como os seus receios relativamente aos impactos em atividades económicas como o turismo ou a pesca. A ALU reforçou a necessidade de criação de um instrumento de apoio financeiro às autarquias para os custos associados a este fenómeno e destacou a oportunidade de dinamizar uma fileira de empresas inovadoras e de apostar em ações de Investigação e Desenvolvimento para novas formas de valorização deste resíduo, através, por exemplo, da criação de uma Agenda Mobilizadora.

As propostas foram bem recebidas pela Secretária de Estado do Mar, que se mostrou informada e muito sensibilizada para o tema, manifestando a sua disponibilidade para trabalhar com a ALU e os seus associados em “transformar este problema numa oportunidade”. Lídia Bulcão reconheceu a necessidade de apoiar os municípios nas suas respostas e de dinamizar uma indústria inovadora associada ao tema que encontre também formas de valorização destas algas. Sublinhou ainda a multidisciplinariedade do tema, que, segundo a responsável, tem sido abordado em diversas pastas ao nível nacional, incluindo o Ambiente, o Turismo e as Pescas, mas também a nível internacional, através da discussão em diversos fóruns.  

Esta reunião representou um primeiro passo no diálogo entre a ALU e as várias tutelas com responsabilidade sobre esta problemática, tendo sido assegurado o apoio da Secretaria de Estado do Mar para este esforço e o seu interesse em participar do debate que a ALU e os seus associados estão a promover sobre o tema das algas invasoras e que terá continuidade nos próximos tempos.

Recorde-se que, no passado dia 27 de novembro, a ALU e a Câmara Municipal de Lagos organizaram a conferência “Algas invasoras: Desafio para Praias Mais Limpas”, na qual ficou evidente a seriedade desta situação para os territórios afetados. Mais informações aqui.