Mais de mil participantes na maior edição de sempre do Encontro Nacional de Limpeza Urbana

O 5.º ENLU registou número recorde de participantes, fazendo desta edição a maior de sempre do evento anual da Associação Limpeza Urbana

O 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), organizado pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), juntou 1.150 pessoas em Cascais, entre os dias 12 e 14 de dezembro. O 5.º ENLU teve lugar no Autódromo do Estoril, que sofreu uma enorme transformação para albergar, na zona das boxes, 30 expositores e uma sala de conferências com capacidade para 400 pessoas.

Nos três dias do ENLU, passaram pelo palco de conferências 40 oradores, de 12 nacionalidades diferentes, organizados em 16 painéis. Deram a conhecer os seus projetos na área da inovação tecnológica, da gestão das cidades, das compras públicas, da cidadania ativa e da valorização dos recursos humanos.

De acordo com os dados atualizados do estudo “Importância e Impacte do Sector da Limpeza Urbana em Portugal”, apresentado em 2021, os custos da Limpeza Urbana em território nacional representam agora 39€/habitante/ano, o que significa um aumento de cerca de 30 % em relação aos primeiros dados recolhidos em 2021. Esta subida justifica-se pelo aumento de 79 % dos custos com os recursos humanos, quer por terem sido contratados mais 12 mil trabalhadores face ao ano de 2021, quer pelo aumento das remunerações. Em 2023, o setor da Limpeza Urbana contribuiu para a criação de mais de 556 milhões de euros de valor acrescentado bruto para o País, considerando tanto a atividade pública como a privada.

Luís Almeida Capão, Presidente da Direção da Associação Limpeza Urbana, referiu no final do evento: “Cada vez a Associação é maior, cada vez temos mais entidades e mais parceiros, mais empresas públicas e privadas, mais autarquias e munícipes a visitar-nos. Este setor é crítico para a atividade das cidades, para a competitividade, para a atratividade e para a segurança.”

Entre os palestrantes internacionais que suscitaram mais interesse do público, destaque para Sascha Haselmayer, autor do livro “The Slow Lane: Why Quick Fixes Fail and How To Achieve Real Change”, e para a ativista ucraniana Iuliia Markhel, que, numa apresentação emocionante, explicou como se continuam a organizar ações voluntárias de limpeza urbana mesmo em tempo de guerra.

Outro dos pontos altos do evento foi o desfile de veículos de Limpeza Urbana, como varredouras, lavadouras e camiões de recolha, pela pista do Autódromo do Estoril. Foi ainda possível testar as viaturas e ver demonstrações dos equipamentos no local.

Rui Morais, Vice-Presidente da Direção da Associação Limpeza Urbana, na cerimónia de encerramento do 5.º ENLU, elogiou o sucesso do maior evento do género em Portugal e anunciou que “o 6.º e o 7.º Encontros serão decididos em breve, em Assembleia Geral."

Rumo ao Desperdício ZERO

O combate ao desperdício foi um dos temas em debate na zona de conferências do 5.º ENLU, mas também uma intenção que a ALU quis colocar em prática durante o evento. Nesse sentido, foi realizada uma parceria entre a Associação e a REFOOD Cascais que se materializou na doação das sobras de comida resultantes deste Encontro.

Ao longo dos três dias de evento, cerca de 100 litros de sopa e 35 tabuleiros de comida foram recolhidos pelos voluntários da REFOOD.