ALU junta-se à Hora do Planeta: 60 minutos para fazer algo pelo planeta

No próximo dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, milhares de cidades em todo o mundo vão assinalar a Hora do Planeta. Em Portugal, 57 municípios já se comprometeram com a ação simbólica, incluindo vários associados da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), que se junta também no apoio à causa.

Os municípios associados da ALU Águeda, Beja, Estarreja, Guimarães, Lagoa (Açores), Lagos e Loulé fazem parte da lista de cidades portuguesas que, este ano, vão aderir à iniciativa global. Braga, presente na ALU através da AGERE, integra também os municípios aderentes.

Promovida a nível mundial pelo World Wildlife Fund (WWF), a Hora do Planeta foi lançada em 2007, em Sydney, na Austrália, como gesto simbólico de alerta para o problema da crise climática. Desde então, a iniciativa convida cidades, empresas, associações e cidadãos a desligarem as luzes durante 60 minutos uma vez por ano. Em 2023, a ambição é maior e o desafio é para que os participantes dediquem uma hora a fazer algo pelo planeta.

Em anos anteriores, a adesão à Hora do Planeta tem sido significativa, com algumas das principais cidades mundiais a desligarem a iluminação dos seus monumentos mais emblemáticos durante a ação. O gesto foi também ganhando adeptos em Portugal, com dezenas de municípios e outras entidades a fazerem parte da ação coordenada pela ANP -Associação Natureza Portugal em território nacional.

Este ano, além do tradicional “apagar as luzes”, alguns dos participantes incluem outras iniciativas ligadas à sustentabilidade ambiental. O município de Águeda, por exemplo, aposta na promoção dos hábitos de vida saudáveis junto da comunidade escolar, enquanto Estarreja incentiva à compostagem doméstica e comunitária e Beja destaca o combate ao desperdício alimentar levado a cabo no concelho. Loulé, por sua vez, quer aumentar a resiliência dos espaços urbanos e promover práticas de economia circular, entre outros.  

Tal como estes seus associados, a ALU apoia a mensagem subjacente à Hora do Planeta e desafia toda a comunidade do setor a comprometer-se com o planeta uma hora por dia não só no próximo sábado, mas ao longo de todo o ano.