Cidade de Braga destaca-se na inovação urbana e recebe prémio europeu

O Município de Braga foi ontem distinguido como Cidade Europeia Inovadora em Ascensão na 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards) 2024. O compromisso bracarense com a inovação, a colaboração e a inclusão no desenvolvimento urbano valeram à cidade a distinção europeia, que inclui um prémio de 500 mil euros.

Numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira na Web Summit, em Lisboa – cidade que detém o título de Capital Europeia da Inovação de 2023 –, o anúncio da vitória portuguesa foi feito pela Comissária Europeia para a Inovação, Iliana Ivanova. Braga competiu com Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia), sendo escolhida pelo seu trabalho no estabelecimento de um ecossistema de inovação robusto e sustentável.

“[Este prémio é o] Reconhecimento internacional do compromisso que Braga tem com a inovação e com o desenvolvimento sustentável. Este prémio coloca Braga no mapa europeu como um centro de inovação, ao serviço da comunidade, reforçando a nossa atratividade para a captação de investimento, de talento e novas parcerias internacionais”, referiu o Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga.

O autarca destacou também o “trabalho conjunto” entre autarquia, comunidade académica, empresas e o setor público, e reforçou o empenho na construção de “uma cidade que aposta em soluções inovadoras, que valorizam o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável. Este prémio é o reflexo da visão de Braga como uma cidade inclusiva e orientada para o futuro.”

A cidade portuguesa vai agora ser convidada a integrar o grupo de trabalho do Fórum do Conselho Europeu de Inovação, composto por antigos finalistas dos Prémios Capital Europeia de Inovação. Ao participar nesta rede, Braga passa a fazer parte de uma comunidade de colaboração contínua para a partilha de boas práticas e o desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras.

Os Prémios Capital Europeia de Inovação celebram cidades europeias que se destacam pela criação de ecossistemas de inovação inclusivos, capazes de conectar o público, a Academia, o setor empresarial e o setor público. Em Portugal, a ação é promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da Rede PERIN, e é uma demonstração do reconhecimento da União Europeia às cidades que lideram a transformação urbana em prol da sociedade.

O Município de Braga está presente na Associação Limpeza Urbana (ALU) através da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, membro fundador da ALU.

Fotografia: © Município de Braga