Os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB) adquiriram uma segunda viatura híbrida para a recolha de biorresíduos, reforçando, assim, o compromisso do concelho albicastrense com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono.
Esta ação tem como objetivo otimizar a gestão dos biorresíduos, promovendo a reciclagem e incentivando práticas mais sustentáveis na comunidade. A aquisição faz parte de um plano estratégico que tem como objetivo modernizar a gestão de resíduos e tornar a cidade ainda mais sustentável, refere a autarquia.
Com a aquisição desta viatura, que oferece uma solução mais eficiente e ecológica, reduzindo as emissões de CO2 e a poluição sonora, os SMCB passam a contar com dois equipamentos híbridos dedicados à recolha de biorresíduos, o que permitirá alargar a recolha deste fluxo a outras zonas de Castelo Branco, facilitando a adesão de mais cidadãos ao projeto.
O primeiro equipamento híbrido chegou à autarquia em dezembro de 2023 e foi, na altura, identificada como “a primeira do género” a operar no país.
O Município de Castelo Branco é um dos associados fundadores da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis.