A direção da Associação Limpeza Urbana, representada por Luís Almeida Capão (presidente), Rui Morais (vice-presidente) e Lúcia Bonifácio (tesoureira), foi recebida a 16 de maio pelo novo Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.
A direção apresentou ao governante as grandes preocupações e expectativas dos seus associados públicos e privados e apresentaram as principais iniciativas da ALU, nomeadamente o IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana.
Sobre o sector dos resíduos e da limpeza urbana, João Galamba mostrou-se disponível para abraçar “qualquer projeto que demonstre ter sucesso e contribua para o país cumprir as metas europeias a que está obrigado”.
O Secretário de Estado do Ambiente e da Energia revelou querer apostar em projetos inovadores, mas com resultados válidos e sem fundamentalismos.. “Queremos resolver os problemas do sector dos resíduos. Não acreditamos em soluções individualistas. A nossa visão é integrada e integradora. Estamos a olhar para soluções waste-to-energy e waste-to-hydrogen para os sistemas em alta e vamos ter um pacote agressivo para atacar o problema dos aterros. Mas a nossa prioridade é a recolha dos biorresíduos, e acreditamos que a co-coleção em sacos verdes óticos pode ser uma solução nacional”, disse.