Identificar oportunidades para o financiamento acessível do setor da gestão de resíduos e juntar entidades financeiras e iniciativas que precisam de investimento são os objetivos do novo projeto da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês). Para isso, a entidade está já a trabalhar num modelo de cálculo do custo de colocar a gestão de resíduos num patamar de qualidade mínimo obrigatório a nível global.
A cargo do Comité Científico e Técnico da ISWA, o projeto, intitulado “Financing Waste Management”, pretende ajudar empresas e entidades públicas responsáveis pela gestão de resíduos a aceder a instrumentos e mecanismos de financiamento acessível através da identificação de oportunidades existentes, assim como desenvolver um conjunto de orientações práticas para a definição mais eficaz dos âmbitos dos projetos.
Ao mesmo tempo, a iniciativa visa auxiliar as instituições financeiras a compreenderem este setor, cuja importância é determinante para o ambiente e para a qualidade de vida das populações. Para o conseguir, serão desenvolvidos conhecimentos práticos que ajudem os potenciais investidores a ultrapassarem barreiras relativas à perceção de risco dos projetos e respetiva sustentabilidade financeira.
Além disso, ainda no âmbito deste trabalho, a ISWA vai criar uma plataforma para a interação entre stakeholders, de modo a estabelecer pontes entre as oportunidades de financiamento disponíveis e as iniciativas que precisam desse investimento.
Mais informações aqui.
Imagem: © ISWA