Associados da ALU Águeda e Guimarães recebem Prémio Smart Cities – António Almeida Henriques

Os municípios de Águeda e de Guimarães, ambos membros da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), são dois dos vencedores da primeira edição dos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques. As autarquias distinguiram-se nas categorias “Neutralidade Carbónica” e “Transformação Digital”, respetivamente.

Anunciados os vencedores durante a feira Portugal Smart Cities Summit, que decorreu entre os dias 10 e 12 de outubro, em Lisboa, os Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques reconheceram projetos em seis categorias relacionadas com a sustentabilidade e a criação de soluções de inteligência urbana – “Neutralidade Carbónica”, “Mobilidade”, “Espaço Público”, “Reabilitação urbana sustentável e inteligente”, “Saúde e Bem-estar” e “Transformação Digital”.

O presidente da Câmara Municipal de Águeda e vogal da Direção da ALU, Jorge Almeida, recebeu o prémio que distinguiu o “Águeda Sm@rt City Lab”.

Entre as mais de 50 candidaturas recebidas pela organização, houve dois membros da ALU que mereceram o prémio. O município de Águeda, associado fundador, recebeu a distinção na categoria “Neutralidade Carbónica” com o projeto “Águeda Sm@rt City Lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização de Águeda”. Já o município de Guimarães, associado efetivo, destacou-se pela sua Plataforma de Inteligência Urbana, recebendo o galardão na categoria “Transformação Digital”.   

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, recebeu o prémio em nome da autarquia vimaranense.

“O reconhecimento que Águeda tem recebido nesta área é notório, pelas boas práticas e projetos que promove. É reflexo do trabalho intenso e em várias dimensões que promovem o desenvolvimento sustentável, entre a eficiência no uso dos recursos, a promoção da descarbonização e a criação de soluções de inteligência urbana”, afirmou o presidente da Câmara Municipal aguedense, Jorge Almeida.

Para o vereador dos Sistemas Inteligentes e da Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, a distinção atribuída é “um testemunho do compromisso contínuo” da autarquia vimaranense “em adotar tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes e promover uma governança eficiente”.

Além de Águeda e Guimarães, saíram ainda vencedores da iniciativa promovida pela Fundação AIP os municípios de Viseu (“Mobilidade”), Sintra (“Espaço Público”), Lagoa – Algarve (“Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente”), Alfândega da Fé (“Saúde e Bem-estar”).

Esta foi a primeira edição dos Prémios Smart Cities – António Almeida Henriques, que pretendem prestar homenagem ao falecido autarca de Viseu, cujo papel no debate e desenvolvimento das políticas de smart cities em Portugal foi “fundamental”, explica a organização do certame.

Fotografias: ©Fundação AIP, CM Águeda, CM Guimarães