Castelo Branco com novos equipamentos para limpeza urbana e recolha seletiva de biorresíduos

Os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB) têm, desde o final do ano passado, novos equipamentos de higiene e limpeza urbana e uma viatura híbrida para a recolha de biorresíduos. A opção por equipamentos “mais eficientes e amigos do ambiente” está alinhada com a estratégia de descarbonização do concelho, assim como com o cumprimento de exigências legais, como a recolha seletiva de biorresíduos.

Em meados de dezembro, o Município de Castelo Branco, através dos SMCB, entregou os novos equipamentos aos trabalhadores responsáveis pela higiene e limpeza urbana do concelho. Os carrinhos de varredura manual foram substituídos por novas estruturas mais leves e de fácil manuseamento, tendo ainda sido disponibilizado um aspirador elétrico às equipas.

Nesta operação, foram também adquiridas viaturas elétricas para as áreas técnicas e operacionais que “vão permitir reforçar a frota para o desenvolvimento de novas atividades decorrentes de imposições legais, como sejam a recolha seletiva de biorresíduos”, obrigatória desde 1 de janeiro de 2024. Desta forma, o município garante ter encontrado soluções e meios para responder às exigências estabelecidas no Regime Geral de Gestão de Resíduos e no PERSU (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) 2030.

Em comunicado, a autarquia albicastrense destaca também o potencial de redução de emissões poluentes e de custos de manutenção conseguido com a substituição da frota em fim de vida.

“Os SMCB têm vindo a implementar diversas medidas que respondem à necessidade de mudar o paradigma da limpeza urbana, apostando na sustentabilidade ambiental, económico-financeira e social, contribuindo para a valorização destes profissionais e sensibilização dos cidadãos na adoção de boas práticas e comportamentos responsáveis na utilização dos espaços públicos e correta deposição de resíduos”, indica a mesma fonte em comunicado.

 

BIORRESÍDUOS: Aposta pioneira na tecnologia híbrida

Além dos equipamentos para limpeza urbana, os SMCB receberam também uma viatura para recolha seletiva de biorresíduos com tecnologia híbrida, chassi a diesel e superestrutura 100 % elétrica.

Segundo a autarquia, esta é “a primeira” do género a operar no país, permitindo “a operação da recolha e compactação dos resíduos em modo elétrico e silencioso, [e] possibilitando uma redução da utilização do motor (a diesel) do veículo”.

A nova viatura híbrida deverá reduzir em cerca de 40-60 % o consumo de combustível, evitando as respetivas emissões de CO₂, antecipa o município. Além de “amiga do ambiente”, a solução é também “adequada à realidade do concelho, designadamente em termos de dispersão e de área geográfica”.

Neste novo ano, o Município de Castelo Branco e os SMCB pretendem continuar “a privilegiar a utilização de meios mecânicos, menos pesados para os trabalhadores e mais tecnológicos, preferencialmente elétricos, como compromisso assumido no que respeita à redução de emissões de Gases com Efeito de Estufa e à descarbonização, assim como garantia de uma cidade ainda mais agradável para a comunidade”.