9.º Aniversário da Olimec: Pioneira nos Camiões de Recolha 100 % elétricos

SAVE THE DATE | 7.º ENCONTRO NACIONAL DE LIMPEZA URBANA | 7-9 JULHO 2025 | PORTO

9.º Aniversário da Olimec: Pioneira nos Camiões de Recolha 100 % elétricos

Juliana e Luís apostaram na metalomecânica especializada em equipamentos pesados de recolha de resíduos e, em 2025, assinalam nove anos de atividade de excelência. Um exemplo de gestão liderado por uma mulher num setor que é tradicionalmente de homens.

 

“Melhorar o mundo daqueles que nos rodeiam” é uma das máximas da Olimec, empresa fundada em 2016 por dois antigos colegas numa renomada consultora, ambos com formação superior em Economia e Gestão, e que tem na sustentabilidade o seu grande pilar. Ela, Juliana Oliveira, a principal face de um projeto de sucesso que resultou da vontade de continuar o legado do avô no negócio familiar. Ele, Luís Tavares, o amigo e ex-colega, que acreditou no sonho, assumiu a direção financeira e hoje partilha os louros dessa aposta conjunta.

A Olimec nasceu em 2016 e especializou-se na venda, reparação e manutenção de equipamentos pesados, usados no setor do ambiente, nomeadamente na recolha de resíduos sólidos urbanos. Um setor habitualmente de homens, mas que conta agora com uma mulher em destaque.

Distinções e prémios

A Olimec conquistou o estatuto de PME Excelência em 2020 e, nesse mesmo ano, lançou o programa “Designed in Italy, Assembled in Portugal” (“Desenhado em Itália, montado em Portugal”, na tradução), que valeu uma distinção de boa prática pelo Observatório dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Universidade Católica em parceria com o IAPMEI.

Em 2024, passado um ano da montagem do primeiro camião de recolha de resíduos 100 % elétrico em Portugal, a empresa tornou-se na “número 1” na venda e manutenção de camiões de recolha em Portugal – uma liderança que leva Juliana Oliveira a considerar a Olimec, sem dúvida, “a empresa líder na venda de camiões de recolha em 2024”.

É uma das mulheres CEO a brilhar em Portugal e tem-se desdobrado em entrevistas devido ao sucesso crescente da Olimec. Praticamente nasceu e cresceu na oficina de metalomecânica do avô... “Sou óleo e limalhas, eu sou cheiro a ferro, está no meu sangue. Devo este legado aos meus avós”, afirmou a CEO, numa entrevista em 2023, após ter ganhado o Prémio Executivas do Ano, na categoria Revelação. Este foi mais um sinal do sucesso desta “economista de formação e serralheira de coração”, como se define.

Da Maia para o Mundo

A Olimec nasceu na Maia, em 2016, com três pessoas. Atualmente, tem mais de quatro dezenas de colaboradores e uma delegação em Palmela, cobrindo o sul do país. Em agosto de 2024, a empresa de Juliana e Luís congratulou-se por fornecer a Vila Nova de Gaia as primeiras duas viaturas 100% elétricas de recolha de biorresíduos a circular na Europa, ambas montadas pela Olimec, num projeto-piloto que se enquadra no espírito da Olimec.

“Este projeto inovador testemunha o nosso compromisso e o dos nossos clientes com a sustentabilidade, provando que, com parcerias saudáveis e alguma coragem, ajudamos Portugal a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, partilhou a empresa pelas redes sociais.

Uma equipa de heróis

No final de junho, a Olimec foi distinguida com um Prémio Heróis PME, na categoria “Factor S (Sustentabilidade)”, atribuído pela Yunit Consulting, com cinco estrelas no Nível de Heroísmo, no Impacto Social e na Capacidade Inspiracional.

“Assumiremos a responsabilidade que este prémio nos confere e prometemos não ficar por aqui, até porque a sustentabilidade é a nossa estratégia”, assegurou a Olimec pelas redes sociais, após celebrar mais um “Dia do Olimeco”, evento anual em que é reforçado o espírito de equipa numa empresa onde todos são importantes.

“Na Olimec, elas representam 22 % da força de trabalho, (...) correspondem a 100 % dos cargos de chefias intermédias e 50 % dos cargos de topo”, destacou a empresa este ano, numa partilha nas redes sociais no âmbito do Dia Mundial da Mulher.

A empresa de Juliana e Luís promete personalidade, proximidade e personalização para promover a fidelização dos clientes, mas também entusiasmo, rigor, comunicação e trabalho em equipa para enfrentar as exigências do mercado. Dentro de portas pedem audácia, criatividade e inovação para desenvolver soluções adequadas de excelência, com integridade e responsabilidade no compromisso de sustentabilidade estabelecido com o planeta.

Desde agosto, a Olimec é autossuficiente a 48 % em termos energéticos após a primeira fase de instalação de painéis solares nas respetivas instalações na casa mãe, na Maia. “Juntos, rumo à descarbonização”, remata.