A reciclagem é um gesto simples com grande impacto ambiental. Separar papel, vidro, embalagens e biorresíduos é dar vida a recursos que de outra forma seriam desperdício, enquanto preservamos matérias-primas naturais do Planeta.
Este esforço diário contribui para o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) e as suas ambiciosas metas. Até 2030, é esperado que o país recicle cerca de 65 % dos resíduos, contra os atuais 38 %. Estamos longe da meta e a estratégia de motivação dos participantes desta corrida tem de ser ágil e poderosa.
É preciso incentivar e dar propósito ao gesto de reciclar e sobretudo torná-lo conveniente. Aproximar residências e locais de trabalho aos pontos de deposição, aumentar o número de equipamentos de recolha seletiva, de utilização simples e intuitiva, melhora significativamente a adesão dos cidadãos às boas práticas. São também fundamentais as campanhas de educação e sensibilização sobre os benefícios da reciclagem para o ambiente e economia circular, e dar a conhecer as novas soluções de Norte a Sul do país.
Há que transformar a reciclagem num hábito integrado no dia a dia, onde cada pessoa interiorize a importância de seu papel, para criamos um ciclo virtuoso: o de transformar resíduos em valor.
Por: Afonso Santa-Rita, Diretor comercial, Ambiconcept