A Cascais Ambiente organizou, no passado dia 23 de setembro, uma ação de limpeza costeira e subaquática que juntou 40 participantes e resultou na recolha de mais de 70 quilos (kg) de resíduos do fundo do mar e da orla costeira do concelho.
A iniciativa, levada a cabo com a Fundação Oceano Azul e em parceria com o Movimento Claro e o Clube Naval de Cascais, enquadra-se no Dia Internacional da Limpeza Costeira, um evento global que se assinala todos os anos entre os dias 16 e 24 de setembro e que tem como missão sensibilizar as populações para a problemática do lixo marinho.
Em Cascais, esta ação de limpeza esteve, inicialmente, agendada para 16 de setembro, coincidindo com o World Cleanup Day, mas as previsões de mau tempo obrigaram a organização a adiar a sua realização. Além de assinalar o Dia Internacional da Limpeza Costeira, a iniciativa cascalense juntou-se também ao desafio lançado pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) no âmbito da campanha “LIMPA A TUA RUA – Porque a limpeza urbana depende de todos, todos os dias”.
Enquanto associado fundador da ALU, a Cascais Ambiente aderiu à campanha nacional, cujo objetivo é sublinhar o papel que cada um dos munícipes desempenha na manutenção do espaço público e sensibilizá-los para a importância da limpeza urbana. Para tal, a ALU desafia os cidadãos a organizarem e/ou participarem em ações de limpeza nas suas comunidades não só no World Cleanup Day, mas em qualquer altura do ano.
Esta ação de limpeza costeira e subaquática foi apenas uma das muitas iniciativas de sensibilização ambiental levadas a cabo pela Câmara Municipal de Cascais e pela Cascais Ambiente. A agenda anual pode ser consultada aqui.