Portugal celebra hoje, pela primeira vez, o Dia Nacional da Sustentabilidade. Instituído oficialmente em junho passado, a data assinala a adoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelas Nações Unidas (ONU), que aconteceu em 2015.
Aprovado em Resolução do Conselho de Ministros (n.º 56/2023) em junho deste ano, o Dia Nacional da Sustentabilidade é assinalado, pela primeira vez, esta segunda-feira. Vinte e cinco de setembro é a data escolhida para a efeméride, assinalando, assim, o dia, em 2015, em que os líderes mundiais aprovaram, em cimeira da ONU, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Para assinalar este primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade, está agendada, para a tarde de hoje, a apresentação do Roteiro Nacional para o Desenvolvimento Sustentável 2030, durante a sessão “PT Sustentável: Concretizar a Agenda 2030”. O evento pode ser acompanhado online, a partir das 15h, aqui.
Considerando a sustentabilidade como um “desígnio global”, mas que “exige sobretudo uma ação local”, a instituição do Dia Nacional da Sustentabilidade é uma forma de “trazer para a agenda nacional o comprometimento que Portugal tem nesta matéria”. Segundo documento publicado em Diário da República, a iniciativa é de “vital relevância para a divulgação de informação, a promoção do conhecimento e a capacitação de todos os atores sociais para a mudança consciente de comportamentos com potencial transformador para um futuro sustentável”.
Recorde-se que a Agenda 2030 é composta por 17 ODS, desdobrados em 169 metas, e que devem ser implementados pelos países até ao final da década. Em vigor desde 2016, a intenção dos ODS é mobilizar esforços globais em torno de metas comuns em áreas que afetam a qualidade de vida da população mundial. Entre estas, encontram-se objetivos em matéria de cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), produção e consumo sustentáveis (ODS 12) e ainda ação climática (ODS 13).
Associados da ALU destacam Dia Nacional da Sustentabilidade
Por recomendação definida em Conselho de Ministros, as comemorações deste Dia Nacional da Sustentabilidade devem ser “organizadas de forma “descentralizada, com envolvimento dos vários níveis de governação e de intervenientes de diferentes setores”.
Nesse sentido, são várias as iniciativas levadas a cabo por todo o país, incluindo pelos associados da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU). É o caso da Câmara Municipal de Loulé: neste dia, o município algarvio, associado fundador da ALU, realça o trabalho que tem desenvolvido na integração desta agenda mundial nas suas políticas públicas, destacando a adesão da autarquia à Plataforma ODSLocal em 2018 (saber mais).
Por sua vez, a Porto Ambiente assinalou a efeméride no passado fim-de-semana, durante a Festa de Outono, promovida pela Fundação de Serralves, contando com a ajuda da mascote “O Cascas”.
Nos meios digitais, o Dia Nacional da Sustentabilidade está também a ser destacado por alguns dos associados aderentes. Numa newsletter enviada aos seus parceiros, a Olimec lembrou a importância da união “na missão de preservar o meio ambiente e cuidar do planeta”.
Através das redes sociais, também a Soluções Ecológicas Kimu assinalou este dia recordando que “uma das várias formas de atingir a sustentabilidade é na poupança de recursos promovendo o uso de produtos mais amigos do ambiente”.
Fotografia: © Image by Gerd Altmann from Pixabay