Época balnear arranca em Portimão com 40 novas estruturas de cinzeiros de praia e 80 ecopontos

Para assinalar o início da época balnear, a EMARP – Empresa Municipal de Portimão conta agora com 40 novas estruturas de cinzeiros de praia para manter os areais do concelho livres de beatas de cigarros. Além da sensibilização para a correta deposição destes resíduos, será também lançado um apelo à reciclagem, com a instalação de 80 ecopontos nas praias portimonenses.

“Deita-me num cinzeiro” ou “Não me enterres a cabeça na areia” são alguns dos apelos que Nico, a personagem criada para esta campanha de sensibilização, lança aos fumadores que utilizam as praias de Portimão, onde a época balnear arranca a 1 de junho. O objetivo passa por lembrar os veraneantes da importância de colocar as beatas nos cinzeiros disponibilizados para o efeito, numa ação conjunta com os restaurantes e concessões locais, que asseguram o arrumo e a reposição diária dos cinzeiros nas estruturas.

“É importante lembrar que as praias são locais públicos e que a sua preservação é da responsabilidade de todos. A eliminação correta dos resíduos é uma obrigação cívica e ambiental de cada indivíduo”, refere a EMARP no seu sítio online.

A par do combate ao descarte inadequado de beatas no areal, a EMARP quer incentivar a separação de resíduos nas praias, estando, para isso, prevista a instalação de 80 ecopontos de cores diferentes nestes locais. “Não há que enganar” é a mensagem que vai acompanhar a contentorização em zonas com maior afluência de pessoas e cuja sinalética será bilingue (português e inglês).

A EMARP é um dos associados fundadores da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU).

Fotografia: © EMARP