Programa de formação para a gestão de resíduos em autarquias PRO 2030 arranca em maio

A Secretaria de Estado do Ambiente e o Fundo Ambiental, em parceria com a FEFAL – Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, vão promover, a partir de maio, um programa de capacitação de dirigentes, quadros técnicos e equipas operacionais no âmbito da gestão de resíduos nas autarquias, incluindo a limpeza urbana. O PRO 2030 divide-se em duas componentes, uma avançada e outra operacional, e tem como ambição mobilizar os agentes para o cumprimento dos objetivos previstos pelo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2030.

Com arranque marcado para 8 de maio, através de uma Sessão Magna, com participação gratuita, a ter lugar no auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, o PRO 2030 decorre em várias datas, até outubro, e divide-se em duas tipologias de programas, um Avançado e outro Operacional.

O Programa Avançado em Valorização dos Recursos e Resíduos tem como público-alvo dirigentes e técnicos superiores das autarquias e vai desdobrar-se em duas edições presenciais e três on-line. Com a duração total de 32 horas, a formação divide-se em dez módulos que abordarão os temas: PERSU 2030; Prevenção e Economia Circular; Limpeza Urbana; Comunicação e Envolvimento; Inovação Social e Gestão de Dados; Fiscalização e Regulamento; PAYT, Novos Fluxos e Grandes Produtores; Financiamento e Contratação; e Planeamento e Mobilização. A participação tem o custo de 80 Euros, sendo que a inscrição de, pelo menos, um técnico da entidade contempla duas inscrições gratuitas no Programa Operacional.

Por sua vez, o Programa Operacional destina-se a membros da gestão, dirigentes, técnicos e equipas operacionais, e conta com cinco edições, todas no formato e-learning. Serão 11 módulos, num total de 32 horas, dedicados a: Enquadramento Resíduos; Gestão de Resíduos; Prevenção de Resíduos; Deposição, Recolha e Transporte de Resíduos; Reciclagem; Compostagem Doméstica e Comunitária; Conceitos introdutórios da Economia Circular; Casos de Estudo e Projetos Implementados; Operações no Terreno (Boas Práticas); Recomendações de Higiene e Segurança; Comunicação e Ação. A inscrição tem o custo de 80 Euros.

Antes disso, além de marcar o lançamento do PRO 2030, a Sessão Magna pretende “ser um marco nacional numa estratégia de sustentabilidade e crescimento verde para o país, para as regiões e para as cidades”, lê-se no portal da FEFAL. O evento destina-se a decisores políticos e gestores de topo e tem como mote “The Management Ambition”.

Mais informações sobre o PRO 2030 aqui.